segunda-feira, 30 de março de 2009

INAUGURAÇÃO DA BIBLIOTECA "NADIR OLIVEIRA MOURA."

Toda conquista merece ser comemorada. No dia 11/03/09, às 15 h, foi inaugurada a Biblioteca de nossa Escola, que recebeu o nome da nossa atual Diretora "Nadir Oliveira Moura," autoridade que muito se empenhou para que esse sonho fosse possível.
A Biblioteca integra o Sistema Municipal de Biblioteca (SISMUBE) que colaborou com a doação do acervo. Já contamos com 2.902 livros e também com a ambientalização do espaço, o qual encontra-se aberto para usuários da comunidade escolar (alunos, professores, funcionários, pais e/ou responsáveis) no horário de 7 às 20 h, que poderão acessá-lo para leitura, pesquisa e empréstimos de livros.
A inauguração da Biblioteca da Escola foi divulgada pela TV Nazaré, conforme demonstra o vídeo abaixo.

Criar_Agora_o_Meu


sábado, 28 de março de 2009

O COMPROMISSO DA ESCOLA COM A ELEVAÇÃO DO NOSSO IDEB.

Os segmentos da comunidade escolar(alunos, professores, coordenadores pedagógicos, direção, funcionários, pais e/ou responsáveis) participaram do fórum de debates sobre "Avaliação Institucional," com o objetivo de construir de forma coletiva um diagnóstico sobre a nossa escola. Essa ação contempla a Oficina 2 do Plano de Desenvolvimento Escolar. Estiveram também participando desse encontro técnicos da Coordenadoria de Educação da SEMEC, que contribuiram no encaminhamento das discussões.

sexta-feira, 27 de março de 2009

A PÁGINA DA ESCOLA NA WEB

Nossos alunos estão entusiasmados com o Blog da Escola e isto está estimulando sua participação e interação nas atividades. Temos alunos colaboradores que estão incrementando o Blog, realizando pesquisas de vídeos educativos, relógios, marcadores de visitantes, construindo cabeçalhos, organizando as fotos, etc. Além dos alunos colaboradores, as turmas estão visitando o Blog, lendo as postagens, escrevendo comentários, respondendo a enquete sobre o Blog, visitando através dos links o blog de outras escolas municipais, o blog do Núcleo de Informática Educativa de Belém (NIED), entre outros.
Algumas turmas da Educação de jovens e Adultos visitaram o blog do professor Franz Pereira (http://esteblogeminharua.blogspot.com/) e realizaram leituras sobre determinados textos, houve discussão e reflexão sobre os mesmos e produção textual.
Dessa forma, O Blog está estimulando os educandos nas atividades de pesquisa, leitura e escrita e contribuindo para o desenvolvimento do senso crítico e criativo dos mesmos, além de ser um recurso de divulgação das ações realizadas na escola.

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA





A Educação de Jovens e Adultos iniciou o Ano Letivo em ritmo acelerado.Houve uma interrupção apenas no período do Fórum Social Mundial. A nova organização do trabalho pedagógico contempla as expectativas do corpo discente, pois atende às necessidades de nossos educandos, que mostram-se mais dedicados em seu processo educacional.
As atividades do Laboratório de Informática Educativa estão integradas com as ações da Sala de Leitura/Biblioteca, envolvendo os professores das disciplinas. Brevemente serão organizados novos projetos, nos quais os educandos terão a possibilidade de confeccionar trabalhos de acordo com as suas habilidades artísticas e culturais, as quais serão socializados semestralmente.
Texto: Professoras : Ediléia Ferreira e Regina Pinto

O Calendário Letivo está estruturado da seguinte forma:
JANEIRO
13 a 16/01 - Planejamento Pedagógico
19/01 - Início do Ano Letivo
26 a 02/02 - Paralisação - Fórum Social Mundial
FEVEREIRO
04/02 - Retorno das atividades pedagógicas.
MARÇO
16 a 20/03 - Reunião por turma para dialogar sobre o funcionamento da Escola.
ABRIL
01 a 07/04 - Culminância da 1ª avaliação
MAIO
11 A 15/04 - Conselho de Classe
JUNHO
01 A 05/04 - Culminância da 2ª avaliação
JULHO
01 A 30/07 - Férias Escolares
AGOSTO
03/08 - Reinício do ano letivo
SETEMBRO
14 a 18/09 - Culminância da 3ª Avaliação
OUTUBRO
01 e 02/10 - Conselho de Classe
05 a 23/10 - Planejamento para a Feira da Cultura
NOVEMBRO
03 a 06/11 - Feira da Cultura
09 a 13/11 - Culminância da 4ª Avaliação
23 a 27/11 - 2ª Recuperação Bimestral
DEZEMBRO
07 a 11/12 - Culminância da Avaliação Final
14 a 18/12 - Trabalhos complementares
18/12/12 - Encerramento do Ano Letivo

quinta-feira, 26 de março de 2009

PLANO DE DESENVOLVIMENTO ESCOLAR

Reunião geral com todos os segmentos da Escola para discutir as ações para o Plano de Desenvolvimento Escolar(PED).
Data: 27/03/09
hora: 7:30

domingo, 15 de março de 2009

CONSELHO ESCOLAR

No dia 10/03/09 vivenciamos mais um momento de democracia em nossa escola, elegendo os representantes do novo Conselho Escolar.
Parabenizamos a todos os representantes das diversas categorias da comunidade escolar que brevemente tomarão posse para um mandato de três anos (2009 a 2011):
Categorias:
Alunos:
Lucivaldo da Silva
Professores:
Fátima Leão
José Roberto Figueiredo
Auxiliar de Apoio e Administrativo:
Raimundo Couto
Técnico Pedagógico:
Márcia Arguelles

domingo, 8 de março de 2009

LENDO E PRODUZINDO COM MONTEIRO LOBATO (Parcerias: Laboratório de Informática Educativa, Língua Portuguesa e Sala de Leitura/Biblioteca.

<

Em sala de aula, os alunos são orientados à produção textual nas aulas de Língua Portuguesa. O trabalho é complementado com as explicações da professora de leitura Hilda Carmem, em seguida, por meio da informática educativa, a professora Ediléia Ferreira incentiva o aluno à pesquisa por intermédio do blog da escola: Visita a outros blogs educativos, vídeos, jogos, sites, enfim, a tudo aquilo que desperte o educando à leitura, à escrita e à interação com os personagens do Sítio do Picapau Amarelo, pois dessa forma as aulas redacionais tornam-se mais interessantes e significativas.

PARABENIZAMOS TODAS AS MULHERES POR ESTE DIA.




Que sejamos sempre amadas, queridas, admiradas e valorizadas.

VIVA A NÓS!!!! TODOS OS DIAS!!!!!


sexta-feira, 6 de março de 2009

ELEIÇÃO PARA O CONSELHO ESCOLAR





AVISO

Eleições 2009 para o Conselho de nossa Escola.


Período de inscrições: 03 a 06/09

Dia da Eleição: 10/03/09

Horário: 7h às 20h

Local de inscrição para os candidatos: Na Secretaria da Escola