quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

EJA E O ENSINO DAS ARTES VISUAIS

O desenho como instrumento de Educação do olhar.

Instruir com base nas Artes Visuais é o objetivo e desafio de todo Arte – Educador que se propõe a desenvolver o pensamento crítico do indivíduo, reunindo valores intelectuais, morais e estéticos, que despertem nesse indivíduo o desejo de conhecer e experimentar um processo criativo.
No período de agosto a outubro de 2009, realizamos algumas atividades com as turmas da EJA – Educação de Jovens e Adultos da Escola Alzira Pernambuco. Com parceria das professoras de informática, leitura e a coordenação, foi possível desenvolver uma atividade em conjunto, trocando experiências e dialogando o processo de ensino.
Trabalhamos conceitos de figurativo e abstrato em um processo de percepção e criação plástica, tendo como referências algumas imagens relacionadas a história da Arte: Impressionismo, Fauvismo, Expressionismo, Cubismo e finalizando com o Abstracionismo. O desenho foi a base para que os educandos fossem deixando de lado o conceito de “eu não sei desenhar,” sendo assim o fio condutor nas atividades práticas.
Realizamos exercícios de leitura e interpretação do desenho e da pintura como exercício de percepção visual, descrevendo a imagem, observando a temática e os elementos compositivos da imagem: linha, forma, cor, e registrando graficamente com o desenho essa observação.
Nesse contexto usamos o exercício da leitura e interpretação da imagem, esse exercício partira da premissa de que Arte é linguagem, construção humana que comunica idéias, e o objeto arte serão considerados, portanto, como texto visual (BUORO, 2002) problematizando e refletindo suas relações com o indivíduo levando em consideração os conhecimentos implícitos de cada ser.
Nesse processo percebemos que temos que ter uma preocupação com a qualidade da Educação no Ensino de Arte, que se dá com a sistematização desses conhecimentos no campo das artes visuais.

Paulo Cézar Simão
Professor de Ensino de Artes

BUORO, Amélia Bueno. Olhos que Pintam: A Leitura da Imagem e o Ensino da Arte. São Paulo: Educ/ Fadesp/ Cortez, 2002.
Bertello, Maria Augusta. Palavra em ação, Mine Manual de Pesquisa – Arte, 1° edição. Uberlândia – MG, Claranto editora., 2003.
Desenhe e Pinte: Curso pratico. Volume 1 a 5. Barcelona/Rio de Janeiro: Altaia/recorde,1997, 80p.


Um comentário:

  1. Parabéns pelo trabalho desenvolvido.
    O desenho foi o primeiro meio de expressão e comunicação do homem, assim é uma grande sacada desenvolver a capacidade criativa dos alunos utilizando o desenho.
    Observei e gostei muito dos resultados!!! Parabéns alunos e professores!!!!
    Rosita Mª Ferreira Ribeiro (professora de Artes Visuias - UNAMA)

    ResponderExcluir