Instruir com base nas Artes Visuais é o objetivo e desafio de todo Arte – Educador que se propõe a desenvolver o pensamento crítico do indivíduo, reunindo valores intelectuais, morais e estéticos, que despertem nesse indivíduo o desejo de conhecer e experimenta um processo criativo.
Neste bimestre (agosto e setembro) objetivamos uma experiência estética com algumas imagens relacionadas a história da arte, Impressionismo, Fauvismo, Expressionismo, Cubismo e finalizando com o Abstracionismo. Trabalhamos conceitos de figurativo e abstrato em um processo de percepção e criação plástica, tendo o desenho como fio condutor nas atividades práticas.
Experenciar a leitura e a interpretação do desenho e da pintura com o exercício de percepção visual, descrevendo a imagem, observando a temática e os elementos compositivos da imagem: linha, forma, cor, e registrando graficamente com o desenho essa observação.
Nesse contexto usaremos o exercício da leitura e interpretação da imagem, esse exercício parte da premissa de que Arte é linguagem, construção humana que comunica idéias, e o objeto arte serão considerados, portanto, como texto visual (BUORO, 2002) problematizando e refletindo suas relações com o indivíduo levando em consideração os conhecimentos implícitos de cada ser, e a preocupação com a qualidade da Educação no Ensino de Arte, se dá com a sistematização desses conhecimentos no campo das Artes Visuais.
Paulo Cézar Simão (Professor de ensino de Artes da EJA)
É muito importante essa interação com outras disciplinas e parcerias com os professores, dessa forma desenvolvemos uma teia de relações entre alunos, professores e as tematicas trabalhados em sala de aula.
ResponderExcluir